UBI: Início do Ano Académico assinalado à distância

O reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), António Fidalgo, assinalou o início do Ano Académico com uma mensagem em vídeo dirigida a estudantes, docentes e funcionários.

Citado no site da Universidade, António Fidalgo, reconhece que “o melhor ensino é o presencial” e, por isso, atribui “uma palavra especial de reconhecimento e muito apreço a todos os que cumprem e fazem das salas de aula, dos laboratórios e ateliês, espaços vivos de transmissão e aquisição de conhecimento”.

O reitor abordou o tema da pandemia da COVID-19 e frisa que são necessários “serenidade, sentido do dever, determinação e resiliência”, relembrando que “a vida da universidade tem de prosseguir dentro da normalidade possível”.

De forma a reforçar isso mesmo, as eleições para o Conselho Geral mantêm-se. António Fidalgo pede “que toda a comunidade ubiana, docentes, discentes e funcionários” vote. “Cabe a todos determinar o futuro da instituição, que é a nossa UBI”, reitera.

A Abertura Solene do Ano Académico não vai ser realizada este ano, por culpa da pandemia. Por esse motivo, fica suspensa a “cerimónia que inclui o cortejo académico, a oração de sapiência proferida por um dos docentes catedráticos da UBI, bem como os discursos do Reitor da UBI, presidente do Conselho Geral e presidente da Associação Académica da UBI”, refere a Instituição na sua página.