UBI vai ter Centro de Computação Avançada. Vai ser formalizado na próxima semana

A Universidade da Beira Interior e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinam na próxima semana um protocolo de cooperação para implementar um Centro de Competência em Computação Avançada na Covilhã.

Segundo o presidente do Departamento de Informática da UBI, Pedro Inácio, trata-se da criação de um Centro de Competências em Visualização e Computação Avançada, que irá permitir a investigadores da UBI aceder a informação, de “forma privilegiada”, e que se encontra em recursos “que Portugal já tem”.

Pedro Inácio frisa que “a investigação científica nesta área sairá privilegiada” vincando que o “protocolo vai agilizar esses acessos”. O responsável pelo Departamento de Informática na Universidade avança que para já “há poucos pormenores sobre este dossier”, que será conhecido ao pormenor após a sua formalização na próxima semana.

O objetivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia é reforçar a produção científica nacional, nas áreas que envolvem as competências digitais avançadas, como a inteligência artificial e big dat.

Ontem o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, presidiu a um protocolo idêntico na Universidade de Aveiro e frisou que o objetivo é “montar, no país, uma rede de utilizadores que passa, cada vez mais, para além da instalação das máquinas, por centros de visualização e de acesso a estas máquinas, que terão um papel de formação e de mobilização de utilizadores, para além de providenciar ferramentas e equipamentos para a visualização dos dados”, cita o Diário de Aveiro.

A ideia é que um desses centros fique em Aveiro e outro na Covilhã “para que todas estas capacidades estejam distribuídas por todo o país, sempre ligadas em rede”, disse.