Covilhã: 91 associações apresentaram candidaturas a apoios da autarquia

91 associações do concelho da Covilhã candidataram-se a apoios da Câmara Municipal ao abrigo do regulamento de apoio ao associativismo, anunciou José Miguel Oliveira, na reunião pública da autarquia, referindo que a verba total para apoio é de 330 mil euros.

Segundo o responsável pela pasta do Associativismo, deram entrada nos serviços 87 candidaturas no âmbito da atividade regular, 65 para obras e equipamentos e 10 no âmbito da atividade supraconcelhia, o que “demonstra a pujança das nossas associações”, que “são motivo de orgulho”, destacou.

“Um orgulho que já vem do século passado” respondeu Carlos Pinto, vereador com do movimento independente De Novo Covilhã e antigo presidente da Câmara. O vereador referiu que recebe queixas de atrasos em pagamentos e por isso vincou que “para além da pujança de candidaturas importa saber como está a regularidade de pagamentos”, disse.

O José Miguel Oliveira explicou que a diferença do passado é que os apoios agora “têm regras”, e todos os pagamentos “são feitos com a apresentação de despesas” por parte do movimento associativo.

O vereador esclareceu ainda que “entre o pedido de pagamento das associações na plataforma até ao pagamento passam 8 dias e é esse o atraso no pagamento”, referiu.

José Miguel Oliveira sustentou ainda que os únicos atrasos que possa haver, ou percentagens de execução baixas, referem-se a associações que não apresentaram os documentos para pagamento, avançando que são situações muito reduzidas, que em 2019 representaram apenas 3% da totalidade da verba que foi atribuída.

Recordar que em setembro, face a estes 3% não executados, a Câmara Municipal da Covilhã aprovou que esta verba iria reforçar a dotação deste ano, passando de 300.000 para 330.000 euros a verba a atribuir.

As candidaturas apresentadas estão agora em fase de análise e durante a primeira quinzena de janeiro serão conhecidos os resultados.