Covid-19: Covilhã e Belmonte com risco elevado. Medidas aliviadas a partir de dia 24

O Governo apresentou a nova lista de concelhos alinhada pela taxa de incidência de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, e, na Beira Interior, há vários concelhos que aliviam medidas, sinal de que a pandemia está a dar tréguas.

É o caso da Covilhã que passa do patamar muito elevado para elevado e de Belmonte que desce do extremamente elevado para elevado.

Em termos práticos significa que o recolher obrigatório ao fim de semana e o encerramento do comércio às 13:00 deixará de ser uma obrigação, salvo as medidas para a Passagem de Ano que se aplicam a todo o país.

Há também concelhos cujas medidas serão agravadas a partir de dia 24, sendo os casos mais graves os de Aguiar da Beira, Penamacor e Pinhel que passam para o patamar extremamente elevado. A estes juntam-se Idanha-a-Nova, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo que passaram ao patamar muito elevado e que por isso terão também as medidas de recolher obrigatório em vigor.

Risco Moderado: Fornos de Algodres (=), Mação (-), Mêda (-), Oleiros (-), Pampilhosa da Serra (-), Proença-a-Nova (=), Sertã (=) e Vila de Rei (=).

Risco Elevado: Belmonte (-), Celorico da Beira (=), Covilhã (-), Fundão (=), Gouveia (-), Manteigas (-), Trancoso (=) e Vila Velha de Ródão (+).

Risco Muito Elevado: Almeida(+), Castelo Branco (=), Figueira de Castelo Rodrigo (+), Guarda (=), Idanha-a-Nova (+), Sabugal (=) e Seia (=).

Risco Extremamente Elevado: Aguiar da Beira (+), Penamacor(+)e Pinhel (+)