Covid-19: Surto no Lar da Misericórdia da Covilhã sobe para 29 infetados. (atualizada)

Subiu para 29 o número de infetados no Lar da Santa da Misericórdia da Covilhã, apurou a RCC junto de fonte próxima da autoridade de saúde e posteriormente confirmou o provedor da Instituição.

O responsável confirma que se trata de 20 utentes e 9 funcionários, sendo que entre os utentes há um óbito a registar, de uma idosa com 98 anos, que faleceu logo no início do surto e que, segundo o provedor “tinha várias patologias associadas”.

Nesta altura o universo de cerca de 220 utentes e funcionários estão testados.

Em declarações à Rádio Clube da Covilhã Neto Freire garante que a instituição tem os utentes separados em 3 alas diferentes, numa os que testaram positivo, noutra os que tiveram teste negativo e ainda outra em que estão os utentes “que apesar de terem teste negativo representam ainda alguma desconfiança, tendo uma monitorização muito apertada”, frisou.

O provedor garante que ao mínimo sintoma, os utentes passam para esta ala, enquanto aguardam resultado de teste, ou o evoluir da situação, para garantir que “não há disseminação do vírus, na instituição”, vincando que “até ao momento temos sido bem sucedidos, uma vez que conseguimos controlar o surto”.

O provedor avança ainda que todos os utentes estão estáveis, e há mesmo cerca de 10 que já “se mostram ansiosos por ter alta uma vez que não têm qualquer sintoma”.