ASTA apresenta projeto “reciclARTE”

A ASTA, Associação de Teatro e outras Artes, tem um novo projeto intitulado “reciclARTE”, que vai juntar o teatro, a música, as artes plásticas e o lixo para criar arte, combater o insucesso escolar e educar para a reciclagem, reutilização e reaproveitamento de resíduos.

De acordo com a nota de imprensa enviada, “o projeto reciclARTE prevê o desenvolvimento de um espaço dedicado à criação artística e ao desenvolvimento do potencial criativo, onde os jovens são convidados a usar as artes (o teatro, a música e as artes plásticas) como meio para desenvolver o seu interesse pela escola e uma maior consciência social sobre os problemas que os rodeiam, nomeadamente o problema da degradação do meio ambiente”.

A ASTA afirma que vão ser “criados três espetáculos de teatro, três grupos de música que utilizam o lixo como instrumentos, 15 quadros, de grandes dimensões, utilizando resíduos e três vídeos documentais, um por área artística”.

O projeto será desenvolvido por alunos das escolas dos municípios da Covilhã, no Agrupamento de Escolas do Teixoso, Fornos de Algodres, no Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres e Gouveia, no Instituto de Gouveia.

O reciclARTE faz parte do Programa Parcerias Para o Impacto desenvolvido pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social e tem ainda como parceiros do projeto a Resiestrela, o Cine Eco, a Câmara Municipal de Seia, a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, entres outros.