CIM-BSE quer mais um Intercidades e regresso do Sud-Expresso

O deputado covilhanense Hélio Fazendeiro apresentou uma moção, onde defende que a reabertura do troço da Linha da Beira Baixa entre as cidades da Covilhã e da Guarda “deve ser acompanhada de uma significativa melhoria na conectividade ferroviária da região”.

Na moção é proposto “um serviço regional rápido e confortável nas deslocações no eixo Guarda-Covilhã-Fundão-Castelo Branco” e a “introdução de ligações diretas com o norte litoral do país”.

A Assembleia Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, presidida por Nuno Soares (Manteigas), entende que a CP também “deve introduzir um novo serviço Intercidades Covilhã-Guarda-Aveiro-Porto-Braga” e equacionar uma “extensão do Intercidades Lisboa-Covilhã para Salamanca (Espanha)”, assegurando as ligações a Madrid.

O documento solicita também a “reposição urgente” do serviço internacional Sud-Expresso, que foi suspenso pela CP devido à crise causada pela pandemia de covid-19.

“Ao contrário das regiões do litoral, a Beira Interior está distante dos maiores aeroportos internacionais, o que faz do Sud-Expresso um elo crucial na relação com as nossas comunidades. A Assembleia Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela entende que deve ser reposto no mais curto espaço de tempo o serviço Sud-Expresso”.

O deputado covilhanense viu ainda aprovada outra moção que propõe ao Governo a criação de um programa que permita um serviço de transporte público de passageiros para os territórios de baixa densidade, como é o caso da CIM-BSE.