“Expressões da Cidade”: Livro imortaliza obras de 23 artistas plásticos da Covilhã

No âmbito das Comemorações dos 150 Anos da Elevação da Covilhã a Cidade, a Câmara Municipal apresentou esta sexta-feira, dia 18 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o livro “Expressões da Cidade”.

Esta obra reúne “pela primeira vez representações pictóricas da Covilhã, da autoria de artistas plásticos covilhanenses”, vinca o Município em nota de imprensa, salientando que “estão retratados no livro alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, mas também alguns dos seus recantos mais escondidos. Uns e outros ocupam o seu lugar na rica iconografia da Covilhã”, é explicado.

A obra inclui trabalhos de Abalada Canário, Alberto Roseta, Alberto S. Alves, António Lopes, Artur Aleixo, Fernanda Amoreira, Fernando Simões, Jacek Krenz, João Salcedas, Jorge Luiz, José Baptista, Julieta Taborda, M. Alice Peixeiro, Maria Eugénia, Maria Guia Pimpão, Maria Lígia, Marli Loureiro, Marquês, Mia Costa, Rodolfo Passaporte, Rosalina Cruz, Sousa Amaral e Teresa Gaspar.

Durante a cerimónia de lançamento do livro Vítor Pereira, presidente da Câmara, afirmou que esta publicação prova que a “cidade neve, cidade granja, cidade fábrica, é também cidade arte. É fascinante a forma como a Covilhã é retratada pelo filtro da criatividade, do talento e dos diferentes estilos destes artistas. Basta folhear o livro para perceber o amor que estes artistas sentem pela sua cidade”.

O autarca agradeceu, “em nome da Câmara Municipal da Covilhã, a Luís Geraldes, curador desta coletânea de pinturas e a Gabriel Magalhães, pelo brilhante prelúdio que escreveu, e a todas e todos os extraordinários artistas que aqui eternizaram a beleza única da cidade que todos amamos: a Covilhã”, referiu.