Portagens: Federação Distrital do PS saúda desconto e promete luta pela suspensão

A Federação Distrital de Castelo Branco do Partido Socialista “quer de forma clara e sem qualquer espaço para duvidas, saudar a redução em 50% do valor das portagens das autoestradas ex-SCUT, nomeadamente nas autoestradas A23 e A25”, anunciou aquela estrutura partidária em comunicado.

No documento, o PS vinca ainda que “continuará a lutar, em todas as frentes, pela suspensão das portagens nas ex-SCUT”.

Vítor Pereira, presidente da Federação que assina o comunicado, recorda que estas autoestradas assentam num modelo de financiamento concebido pelos Governos socialistas e que tinha como “pressuposto o facto de estas infraestruturas rodoviárias serem consideradas âncoras indutoras de desenvolvimento económico e social dos territórios. E assim, entendeu-se que as mesmas fossem operadas sem custos para o utilizador (SCUT)”.

Relembra, “com clareza e sem qualquer tibieza” que a A23 e a A25, “apenas foram construídas pela vontade política e esforço do Partido Socialista”.

Para o PS também não restam dúvidas que “a introdução da cobrança de portagens nas autoestradas em regime de SCUT foi, em 2010, uma exigência expressa do Partido Social Democrata para a viabilização do Orçamento de Estado para 2011”.

Ainda sobre os descontos a Federação Distrital do PS vinca que “a medida, que faz parte integrante do Orçamento do Estado para 2021, que só foi possível graças à maioria que o viabilizou na Assembleia da República e onde pontificou o voto expresso, favorável e inequívoco do Partido Socialista, que o aprovou e o qual, de resto, vem ao encontro das posições já anteriormente tomadas pelas estruturas regionais e pelos deputados e autarcas do Partido Socialista, que têm a ambição da progressiva suspensão da cobrança de portagens até que os índices de riqueza e desenvolvimento atinjam, como inicialmente previsto, a média nacional”, refere.