Covilhã é a primeira cidade com sistema de recolha e reutilização de máscaras

Já é possível fazer recolha e reutilização de máscaras na Covilhã. A Escola Secundária Campos Melo foi o local escolhido para oficializar o projeto do Município com a empresa TO-BE-GREEN.

O responsável e mentor do projeto, António Dinis Marques, explicou que “todas as máscaras são recolhidas em conjunto e é feita a quarentena para dar a garantia de que não há problemas do ponto de vista da saúde”. Frisou que “as máscaras de uso único ou cirúrgicas são transformadas em polímero original que depois podem aparecer em outros objetos como um caixote do lixo”.

O presidente da câmara da Covilhã, Vítor Pereira, afirmou que “desde o inicio vislumbrou a importância do projeto”, uma vez que, se trata de uma iniciativa defensora do meio ambiente e compatível com “tudo aquilo que hoje em dia nos preocupa como as alterações climáticas.”

Da mesma opinião a diretora da Escola Secundária Campos Melo, Isabel Fael referiu que a iniciativa da TO-BE-GREEN se insere no projeto Ecoescolas no qual a instituição está envolvida. Realçou ainda que desde que foi proposta a colaboração “abraçámo-la de imediato pois pensamos que é um projeto muito importante de sustentabilidade e de educação para a sustentabilidade”.

A Covilhã vai ser a primeira cidade em Portugal a implementar este sistema na sua globalidade, sendo que, uma das suas principais vertentes destina-se às escolas do Concelho.