Minas da Panasqueira: Manifestação frente à ACT por melhores condições de trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira denuncia a “situação gritante nas minas da Panasqueira” e vinca que há falta de condições de higiene, saúde e segurança, e avança que no próximo dia 11 irá promover uma concentração frente à ACT na Covilhã.

Na nota de imprensa enviada à RCC, o sindicato refere que “nas Minas da Panasqueira da empresa Beralt Tin and Wolfram, (Grupo Almonty), as condições de trabalho degradam-se a cada dia que passa”.

São enumerados uma série de fatores que acreditam não estarem de acordo com o que a DGS delimitou para a pandemia como: “as máscaras de proteção estarem no gabinete do chefe e não são distribuídas à entrada da mina, não há água para a lavagem das mãos e água potável para consumo, não há álcool-gel nos locais de trabalho, não é feita desinfeção de máquinas, equipamentos e instalações, nomeadamente, o balneário”.

A estrutura sindical revela que existem “outras violações em matéria de segurança e saúde no trabalho que têm sido colocadas à Autoridade para as Condições do Trabalho, ACT, sem que esta se digne sequer a responder, nomeadamente, a falta de higiene nos locais para toma das refeições, falta de ventilação na mina, iluminação deficiente e falta de condições para aquecimento das refeições”, revelam.

Devido à falta de resposta por parte da ACT da Covilhã, refere a nota, uma delegação de trabalhadores vai concentrar-se junto à ACT, no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 14h30, para exigir melhores condições de trabalho.