Natal dos portugueses cada vez mais amigo do ambiente

O maior consumo associado à época festiva do Natal não impede os portugueses de reciclar. Segundo um estudo realizado pela Sociedade Ponto Verde (SPV), 75% dos portugueses utiliza pinheiros artificiais, 73% separa os resíduos dos embrulhos e 71% não usa utensílios descartáveis.

Na nota de imprensa enviada à redação, a Sociedade Ponto Verde revela que a população portuguesa quando questionada sobre quais os comportamentos ou preocupações que tem nesta época, “recusar sacos nas lojas, usar papel reciclado para embrulho e ter preocupação em comprar produtos amigos do ambiente, são aqueles que revelam menos expressão, com respostas entre os 21% e os 39%”.

“Os portugueses estão cada vez mais conscientes da importância de adotarem comportamentos responsáveis face à proteção do ambiente e a relevância da reciclagem enquanto um deles é cada vez mais notada. Este mesmo inquérito mostrou-nos que 89% dos portugueses admite estar mais preocupado hoje em dia com os problemas ambientais do que o que estava há 10 anos atrás e o Natal não é exceção”, refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, citada na nota de imprensa.

À semelhança do que acontece noutros anos a SPV desenvolveu uma campanha, para sensibilizar os portugueses para a importância de também nas épocas festivas existir uma atenção com a proteção do ambiente. A do ano 2020 tem o mote “O melhor presente do mundo é um mundo melhor”.

“Acreditamos que as campanhas que a SPV tem desenvolvido ao longo do tempo têm contribuído para esta nova consciência e alerta ambiental. O reforço de comunicação no Natal tem como objetivo incentivar à manutenção dos bons hábitos de reciclagem, que devem ter especial importância nesta época”, acrescenta Ana Trigo Morais, citada no mesmo documento.