Nutricionista alerta para excessos da época natalícia

O Natal é, por norma, uma época de grandes excessos. Em declarações à Rádio Clube da Covilhã a nutricionista Catarina Santos, admite que nesta altura “encontramos alimentos mais doces, com mais gordura ou mais sal nas nossas mesas”, contudo, ressalva que “o mais importante é não esquecer pequenos grupos alimentares mais saudáveis que vão fazer a diferença” em pratos como o peru recheado ou cabrito no forno.

A nutricionista vinca que é fundamental “termos consciência de que nenhum alimento deve ser visto como diabólico, mas sim tudo pode ser comido com moderação”. Reforça a ideia dizendo que “podemos comer uma taça de arroz doce, ela é suficiente, não precisamos de comer duas”.

“Os hortícolas e as frutas devem estar presentes na alimentação e as mesas de Natal tão bonitas podem ter saladas coloridas com alface, beterraba ralada, cenoura e no caso da mesa dos doces colocar pratinhos com fruta fresca”, refere Catarina Santos.

A profissional de saúde aconselha ainda a usar a criatividade e procurar receitas para aproveitar todas as sobras e fazer novas refeições.

Pode ouvir a Rubrica “À escuta da Nutri”, sobre este tema AQUI.