Pedro Neto conquista Concurso Pontes de Esparguete com a marca de 119,66 kg

Pedro Neto foi o vencedor da XX edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2020) ao arrecadar o primeiro lugar nas duas categorias da competição: Resistência e Estética. O estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica construiu a estrutura que suportou uma carga de 119,66 kg e convenceu o júri que avaliou as características estéticas e arquitetónicas das pontes a concurso.

O segundo lugar em “Resistência” foi para Erika Marques (MI em Engenharia Aeronáutica), com a marca de 35,71 kg e, em terceiro, classificou-se António Vilaça (MI em Engenharia Aeronáutica), autor da ponte que suportou 30,63 kg.

“Embora o recorde de carga atingido em 2014 (167 kg) ainda não tenha sido superado, o aumento de peso suportado relativamente à ponte vencedora no ano transato (+13 kg) é indicador de que os alunos continuam a empenhar-se no desenvolvimento do projeto da estrutura da ponte, assim como na sua execução aprimorada”, salienta Pedro Dinis Gaspar, presidente da Comissão Organizadora do Concurso Humberto Santos de Pontes de Esparguete. O docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica destaca ainda que, “das 34 pontes a concurso à categoria ‘Resistência’ e ‘Estética’, é de salientar que todos os vencedores são do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica”.

Em “Estética”, além do vencedor Pedro Neto, foram premiados António Vilaça e Joana Limpo, respetivamente, segundo e terceiro classificados. A análise das pontes a concurso nesta categoria foi realizada por um júri que incluiu Jorge Gonçalves e Bertha Santos, professores do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior.