Ministério da Saúde quer teleconsultas em juntas de freguesia de todo o país

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, anunciou a intenção de instalar em todo o país, concretamente em juntas de freguesia, balcões SNS24, destinados à prestação de serviços digitais e de telessaúde.

O governante, que falava na cerimónia de assinatura de um protocolo que vai permitir a entrada em funcionamento de um daqueles balcões na sede da Junta de Freguesia de Brito, concelho de Guimarães, explicou que a ideia é evitar idas desnecessárias aos centros de saúde.

Segundo o protocolo, que já está em vigor nalgumas juntas do país, as juntas de freguesia têm de disponibilizar local adequado para a instalação do balcão, assumir os encargos decorrentes do funcionamento e assegurar os meios humanos necessários.

No balcão, os cidadãos poderão marcar uma consulta, realizar teleconsulta, renovar receitas e consultar exames, tendo ainda acesso a vários outros serviços digitais.

“É uma forma mais eficiente e mais rápida de contacto do cidadão com o seu profissional de saúde”, sublinhou o secretário de Estado da tutela.

Diogo Serras Lopes explicou que estes balcões não surgiram por causa da pandemia de covid-19.

“O SNS24 aconteceu apesar da pandemia”, referiu, admitindo, no entanto, que a covid-19 serviu para reforçar a importância e a acuidade da telessaúde.

O governante adiantou que os balcões SNS24 assumem-se como um projeto “estruturante”, que resultará em “ganhos de eficiência e saúde”.

“Nos balcões, os utentes poderão realizar, em segurança, toda uma série de atos que até aqui exigiam deslocações aos centros de saúde”, rematou.

O alargamento destes balcões a todo o país ainda não tem “planeamento definido”.