400 arguidos e 8 detidos por burla com revalidação de cartas de condução na região

Foram constituídas arguidas cerca de quatrocentas pessoas e 8 foram detidas pela Polícia Judiciária na região, pela prática de crimes de corrupção, falsificação de documentos e outros ilícitos, relacionados com a revalidação de cartas de condução, anuncia a PJ em comunicado.

No documento aquela policia revela que “a atividade ilícita ocorria no âmbito de processos de revalidação de cartas de condução automóvel, com recurso a falsos atestados médicos e/ou certificados de aptidão física e mental, sem prévia consulta de avaliação pessoal, suspeitando-se que terão beneficiado aproximadamente oito mil indivíduos”.

No âmbito da investigação criminal “foram identificados milhares de condutores, três escolas de condução, quatro estabelecimentos comerciais, que também prestam diversos serviços especializados, designadamente como intermediários junto do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), e, pelo menos, dois médicos, com aqueles conluiados, todos maioritariamente residentes e sedeados nos concelhos do Fundão, Covilhã, Castelo Branco e Idanha-a-Nova”, afirma a Polícia Judiciária no documento.

Avança ainda que as detenções ocorreram na sequência da realização de trinta buscas, domiciliárias e outras, com participação das competentes Autoridades Judiciárias e representante da Ordem dos Médicos.

Os detidos, sete homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 42 e os 74 anos, vão agora ser presentes às competentes autoridades judiciárias, tendo em vista a promoção dos respetivos interrogatórios judiciais e eventual submissão a medidas de coação.

A operação Consulta Zero permitiu a apreensão de relevantes elementos de prova, contou com a presença de, aproximadamente, cinquenta operacionais da Polícia Judiciária, incluindo vários Peritos das Unidades Nacionais de Perícia Financeira e Contabilística, de Tecnologia Informática e do Laboratório de Polícia Científica.