Covid-19: ULS CB tem mais de 1.000 ativos. “Ainda vamos a tempo de mudar”

Na área da ULS Castelo Branco os casos positivos de Covid-19 detetados na última semana duplicaram, disse hoje a diretora clinica, Eugénia André, em conferência de imprensa.

A responsável afirma que já foram realizados mais de 34 mil e 800 testes e cerca de 4 mil foram positivos.

Reforçando que no território de abrangência da ULS “ainda se vai a tempo”, apelou ao comportamento individual de cada um, “como a única forma de combater um vírus, que como outros, não vai desaparecer”, afirmando que “temos que ser preventivos, temos que ser inteligentes”, vincou.

“Cada um de nós tem que pensar que pode ser infetado, e pode correr bem, ou pode morrer”, não é a abrir “camas, camas, camas que se vai diminuir a transmissibilidade” alertou, frisando que “não é só a tratar Covid-19 que se trata a doença”.

A responsável relembrou que “aqui não temos metros, nem transportes públicos cheios, podíamos viver felizes, bem, mas infelizmente aqui a transmissibilidade é alta, depende de nós” mudar a situação frisou, vincando que “usar máscara, estar a 2 metros e higienizar as mãos” não é difícil.

“Não são leis que fazem mudar o mundo, ele muda pelo ser humano, sejamos mais inteligente do que o vírus. Vamos muito a tempo de cumprir e não hipotecar o futuro e não chorar quem vai falecer em casa. Depende de nós, não depende da saúde”, disse a responsável.

Para Eugénia André “não depende de ter escolas, universidades ou centros comerciais fechados, depende de nós, do nosso comportamento”, disse.

Na área da ULS Castelo Branco, até dia 19 de janeiro, foram confirmados 3.978 casos de Covid-19, de que recuperaram 2.846 pessoas e faleceram 89. No dia 19 de janeiro, estavam nos concelhos abrangidos pela ULS Castelo Branco 1.042 casos ativos.

Na ULS Castelo Branco, referiu ainda Eugénia André, 115 profissionais já foram infetados, sendo que muitos deles já recuperaram. Entre os infetados contam-se 59 enfermeiros e 13 médicos.

Nesta altura há 3 surtos ativos em lares, 2 na área do Aces Beira Interior Sul e 1 no Pinhal Interior Sul.

Quanto a escolas, a situação mais preocupante vive-se em Penamacor com 18 infetados naquele agrupamento.