Covid-19: Utente de 100 anos foi o primeiro a ser vacinado nos lares da Covilhã

António Dias, natural do Teixoso e a residir no Lar da Fundação Anita Pina Calado, no Teixoso, foi o primeiro utente de um lar no concelho da Covilhã a ser vacinado contra a Covid-19.

A vacina foi administrada pouco passava das 09:00 da manhã, e representa o arranque do processo de vacinação no concelho, que envolve, até sábado, 17 instituições.

António Dias, que quando completou 99 anos recebeu como prenda uma ida ao Estádio da Luz para ver o seu Benfica, foi agora vacinado “para poder regressar ao estádio com saúde”. Mostrou-se sempre bem-disposto e no final afirmou que não sentiu absolutamente nada durante a vacinação.

A Fundação Anita Pina Calado teve no início de dezembro 3 casos positivos de covid-19, conseguindo controlar a situação e estão agora livres da doença.

“Um esforço hercúleo dos colaboradores”, disse o presidente do conselho de administração da instituição Arménio Baltazar, frisando que a escolha para ser o primeiro local de vacinação “é o reconhecimento” do trabalho desenvolvido.

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, que também esteve presente neste inicio do processo de vacinação nos lares do concelho considera que hoje se abriu uma “nova janela de esperança” contra a pandemia com “esta imunização aos mais fragilizados”.

O autarca refere que vacinar “os utentes e os funcionários dos lares” é um passo importante neste combate, para que se possa regressar “o mais rapidamente à normalidade que conhecíamos, o que só se consegue com a vacinação”.