BE reivindica revisão do modelo de financiamento dos transportes públicos

A deputada do Bloco de Esquerda, Isabel Pires reuniu com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), na passada, segunda-feira, dia 11 de janeiro, com o objetivo de ouvir as dificuldades sentidas pela CIM durante a pandemia na área dos transportes e a alteração do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART).

Isabel Pires afirma que consegue perceber alteração na forma de apoio aos passes sociais feita pela CIMBSE “mas significa que quem antes tinha apoio e deixou de ter, vai voltar ao transporte individual, o que é o oposto do que se quer com este programa”.

“Não é uma questão fácil de resolver, o dinheiro que as Câmaras Municipais têm que pagar ainda é muito elevado, especialmente para Câmaras com a dimensão destas”, frisa a deputada.

Isabel Pires tem reunido com várias Comunidades Intermunicipais, principalmente com as das regiões de baixa densidade populacional e afirma que “as críticas são basicamente as mesmas” e têm que ver com “critérios e distribuição do dinheiro”. Acrescenta que “o Governo precisa de rever os modelos de financiamento”.

A dirigente distrital do Bloco, Cristina Guedes, levantou ainda algumas preocupações relativas ao transporte escolar dado que “foi solicitado às escolas que os horários das turmas fossem de preferência intercalados” e há alunos a deslocarem-se para o Fundão “às 7h00 da manhã e só têm aulas às 13h ou acabam às aulas às 13h e só têm transporte às 19h”, acrescenta.