Covilhã: “Leituras ao telefone” para miúdos e idosos carentes

A Câmara Municipal da Covilhã vai iniciar um programa de “leituras ao telefone”, que contempla contos, prosas e poesia, para “incentivar os alunos que estão sem aulas” e para ajudar “idosos que estejam sós e isolados”.

A iniciativa foi apresentada na reunião pública da autarquia, esta sexta-feira de manhã, por Regina Gouveia, vereadora com os pelouros da educação, cultura e ação social no município.

O programa “destina-se preferencialmente a crianças que, face a esta paragem letiva, mesmo que estejam acompanhadas, estejam por alguém que não esteja tão ligado a estas áreas da literatura”, explicou a autarca.

A vereadora explica que as crianças serão sinalizadas pelos próprios agrupamentos e/ou escolas, tendo em linha de conta as “que estão mais vulneráveis no seu enquadramento socioeconómico e familiar” e olhando, por exemplo, as habilitações literárias de quem os acompanha. Destaca ainda que o público-alvo serão preferencialmente as crianças dos escalões A e B do escalão de apoio.

Para além das crianças este programa destina-se também a idosos ou pessoas mais vulneráveis que sejam sinalizados pela linha de apoio social, por exemplo.

O serviço será dinamizado por técnicos da biblioteca, do departamento de educação e outros que se possam recrutar como voluntários, esclareceu ainda Regina Gouveia.

A autarca explica que não há só um telefone para este serviço, poderá haver vários, conforme as necessidades.