Presidenciais: Quase 53 mil portugueses já pediram voto antecipado em mobilidade

Quase 53 mil pessoas pediram o voto antecipado em mobilidade para as presidenciais de 24 de janeiro no primeiro dia do prazo, no domingo, disse à Agência Lusa fonte do Ministério da Administração Interna.

Até às 23:50 de domingo, as inscrições para as presidenciais ultrapassaram os eleitores que fizeram voto antecipado uma semana antes do dia das legislativas de 2019.

Os portugueses que não têm a possibilidade de votar nas presidenciais em 24 de janeiro podem pedir, até quinta-feira, para exercer o seu direito de voto no dia 17, numa mesa de voto à sua escolha.

O eleitor tem de mencionar o número de identificação civil, nome completo, data de nascimento, morada, mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto, endereço de correio eletrónico e/ou contacto telefónico.

O pedido pode ser feito por via eletrónica AQUI ou através de correio normal.

Nas últimas legislativas, em 2019, 50.638 eleitores votaram antecipadamente, uma semana antes das eleições, tendo-se inscrito 56.287.

Esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

Concorrem às eleições sete candidatos, Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).


Foto: Portal do Eleitor