CM Manteigas cancela Expo Estrela e distribui verba por instituições e empresas

O município de Manteigas decidiu cancelar a edição deste ano da Expo Estrela, devido à pandemia causada pela covid-19, e distribuir a verba destinada para o evento por instituições e empresas do concelho.

Segundo declarações do presidente da Câmara de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, à Agência Lusa, “face à evolução epidemiológica da pandemia covid-19 e subsequentes medidas ainda mais restritivas para a mitigação da doença”, o município cancelou a Expo Estrela – Manteigas 2021, que estava agendada para decorrer dos dias 13 a 16 de fevereiro, no período do Carnaval.

No seguimento do cancelamento do certame, o município deliberou, por unanimidade, por proposta do seu presidente, reafetar a verba orçamentada, no valor de 101 mil euros, para apoiar instituições e empresas locais, e para o Fundo de Emergência Social.

Assim, 40% da verba será distribuída às instituições AFACIDASE – Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela, à Santa Casa da Misericórdia de Manteigas e à Associação de Melhoramentos de Vale de Amoreira, 40% para aumentar o apoio a prestar às empresas locais e 20% em acréscimo ao Fundo de Emergência Social.

Segundo Esmeraldo Carvalhinho, a autarquia decidiu fazer “um acréscimo” das verbas que já estavam orçamentadas para estes fins: “Já tínhamos 120 mil euros para as empresas e tínhamos 30 mil euros no Fundo de Emergência Social. As próprias associações também já tinham previsto financiamento através do orçamento da Câmara. Isto, agora, é um acréscimo”.


Foto: página de facebook do município de Manteigas