Temperaturas “anormalmente” baixas continuam e pode nevar na Covilhã no sábado

A cidade da Covilhã, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está sob aviso amarelo até quinta-feira, devido ao tempo frio e à “persistência de valores baixos da temperatura mínima”. Existe também a previsão de queda de neve para o concelho no sábado, dia 9 de janeiro.

Durante quase toda a semana a temperatura máxima é de 8º e a mínima vai rondar os -2º. A chuva volta na sexta-feira, a temperatura máxima é de 6º e a mínima é de 0º. No sábado os aguaceiros, que poderão ser em forma de neve, mantêm-se e a temperatura máxima será de 6º também, sendo que a mínima sobe ligeiramente para 1º.

O IPMA prevê ainda “períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser sob a forma de neve acima de 700/900 metros de altitude no Alto Alentejo e nas regiões Norte e Centro, subindo gradualmente a cota para 1000/1400 metros”.

Vento forte (35 a 45 km/h) nas terras altas, por vezes com rajadas até 70 km/h e formação de gelo, em especial no interior Norte e Centro.

Perante as “temperaturas mínimas anormalmente baixas” o Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, através da coordenação regional do Plano de Saúde Sazonal Outono-Inverno 2020-2021, alerta a população para as medidas a adotar como “manter o conforto térmico das habitações, sem prejuízo de garantir o arejamento e ventilação necessários, usar várias camadas de roupa e cobrir as extremidades (cabeça e mãos), reforçar a alimentação e ingerir bebidas e alimentos quentes”.