4 escolas da Covilhã e 12 da Beira Interior numa lista de 486 para retirar amianto

O programa nacional para a remoção de amianto de edifícios escolares recebeu candidaturas de 149 municípios para intervenções em 486 estabelecimentos de ensino.

Na lista, do concelho da Covilhã constam a Escola Básica Pêro da Covilhã, a Escola Básica N.º 2 do Teixoso, a Escola Básica de São Domingos e a Escola Básica de Vila do Carvalho, todas para remoção de estruturas de fibrocimento.

Ainda da Beira Interior, em Belmonte está prevista a remoção e substituição de fibrocimento no ensino pré-escolar no Jardim Infância Centro Cultural de Colmeal da Torre.

No Fundão será removido fibrocimento no Edifício Sede do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto.

A EB Póvoa do Mileu, no concelho da Guarda está contemplada com a remoção e substituição do revestimento da cobertura em chapas de fibrocimento.

A mesma intervenção está prevista para a EB2 de Pinhel.

Em Aguiar da Beira a remoção de cobertura de fibrocimento com amianto na Escola Básica e Secundária Padre José Augusto da Fonseca.

Em Seia está prevista a requalificação das coberturas dos edifícios da Escola Básica Dr. Abranches Ferrão e a requalificação das coberturas dos edifícios da Escola Básica de Tourais, Paranhos.

No concelho de Castelo Branco será removido o fibrocimento na Escola Prof. Dr. António Sena Faria de Vasconcelos.

No Norte, vão ser intervencionadas 176 escolas em 49 municípios, no Centro 101 em 50 municípios, em Lisboa 143 em 16 municípios, no Alentejo 38 em 23 municípios e no Algarve 28 em 11 municípios.

As obras orçam em mais de 78 milhões de euros.