Penteadora de Unhais aposta em plataforma digital para contacto com clientes

A plataforma criada pela Penteadora, de Unhais da Serra, é “uma das grandes apostas da empresa para manter a proximidade, e o contacto constante, com uma rede de clientes internacionais que ultrapassa as 300 marcas e empresas”, avança a edição de dia 11 do Jornal T.

A empresa especializada em lanifícios criou uma plataforma digital própria, na qual organiza reuniões individualizadas com os clientes, expondo ao detalhe as suas coleções e permitindo o registo das encomendas. Uma alternativa em tempos de pandemia, que no entanto, não substitui a experiência das feiras presenciais.

“Este era um projeto que já tínhamos há muito tempo, já estava planeado e estruturado, por isso é que quando a pandemia chegou, conseguimos coloca-lo em prática em apenas três meses”, conta António Teixeira, administrador da Penteadora, citado pelo jornal T.

A plataforma visa sobretudo manter o contacto com a rede de clientes da empresa, num momento em que os encontros presenciais se tornam mais raros, com a interrupção do calendário de feiras e a diminuição das viagens. “Temos mais de 300 clientes habituais, 90% da Europa, mas também temos utilizado esta ferramenta para chegar a mercados mais distantes”, explica o responsável.

Estreada em setembro, com a apresentação da coleção Outono-Inverno 20/21, a plataforma está agora a ser reforçada com a nova coleção Primavera-Verão. Através do sistema, os clientes podem não só reunir com o comercial (através do Zoom), mas também registar encomendas, pedir cartazes, pesquisar por outros produtos e até deixar pedidos personalizados. “Se o cliente nos descreve um determinado produtos, nós podemos digitalizá-lo no momento e mostrá-lo, tal como numa reunião, e o catálogo online vai crescendo”, explica.

António Teixeira admite que a novidade causou uma renitência inicial, mas que vencida essa fase, a aceitação agora é total.