Covid-19: Câmara da Covilhã enaltece trabalho das IPSS e não comenta vacinação

A Câmara Municipal da Covilhã “enaltece e agradece” o trabalho das 33 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho no combate à pandemia. Sobre a alegada vacinação indevida que terá ocorrido “não se pronuncia sobre a aplicação de uma norma que é conhecida”.

Esta foi a posição defendida por José Armando Serra dos Reis, que presidiu à última reunião de Câmara, quando lhe foi pedido um comentário a noticias sobre eventuais abusos na vacinação contra a Covid-19 no concelho.

O autarca defende que o mais importante é realçar o trabalho “exemplar que a Câmara Municipal tem feito com as IPSS”, vincando que reúnem semanalmente, entregam equipamento de proteção individual, criaram estruturas de retaguarda quando necessário, procedem a desinfeções e atomizações, “num esforço conjunto para combate à Covid-19”.

Sobre a vacinação, Serra dos Reis, realça que a norma existente “é clara” e, enquanto presidente de uma IPSS do concelho, “não teve dúvidas de interpretação”, afirmando que “seriam vacinados exclusivamente utentes e profissionais”, se isso gerou “interpretações diferentes a autarquia não se pode pronunciar”, defendeu.

Comparando com uma situação de trânsito, Serra dos Reis defende que “quem pisa o traço contínuo na estrada sabe as consequências, neste caso não sabemos se alguém pisou, como e em que circunstâncias” afirmou, defendendo que a investigação desse processo deve ser feita por “quem de direito”.