Covid-19: Primeiros 20 bombeiros da Covilhã foram hoje vacinados

Arrancou hoje o processo de vacinação dos bombeiros contra a Covid-19, e, na Covilhã, os primeiros 20, de um total de 42, foram vacinados esta tarde no Centro de Saúde.

Ricardo Vilhena, 2º Comandante da Corporação, o primeiro receber a vacina, afirmou que este “é um momento que os bombeiros ansiavam” porque “dá mais segurança para o trabalho que realizamos”, disse em declarações à Rádio Clube da Covilhã.

Afirma que os bombeiros “estão na linha da frente desde o primeiro momento, apanham o primeiro impacto com o transporte de infetados e suspeitos para o hospital”, o que justifica que sejam “integrados nesta fase da vacinação”.

“Era importante que toda a corporação fosse vacinada” vinca ainda este elemento, acrescentando que face ao acordo que existe, inocular 50% do efetivo de cada associação, foi necessário “selecionar os prioritários, começando pelo pessoal que está afeto à emergência pré-hospitalar e transporte de doentes porque são os que estão na linha da frente”, explicou.

Ricardo Vilhena especifica que, dado o elevado número de casos no concelho, a corporação covilhanense foi, na região, das que mais transportes de doentes Covid e suspeitos realizou até esta altura.

O responsável avança que houve bombeiros que acabaram por ser infetados, “foram identificados de imediato, fizemos todos os procedimentos e felizmente tudo correu bem” conta, vincando que “nesta altura não há casos ativos”.

Nesta primeira fase foram chamados 42 elementos para integrarem o processo de vacinação, 20 foram vacinados já hoje e os restantes dentro de uma semana.

Hoje é “um dia histórico, que peca por tardio”, concluiu o Segundo Comandante que não esconde a esperança que este seja um passo importante para ajudar “no desempenho das nossas funções”, disse.