Covilhã: 90% dos lares já tem a vacinação contra a Covid-19 completa

No concelho da Covilhã 90% dos lares já tem a vacinação contra a Covid-19 completa e apenas um, o de Casegas, está sem vacinação. Dados avançados por Manuel Geraldes, diretor executivo do Aces Cova da Beira.

O responsável falava aos jornalistas, à margem da abertura do centro de vacinação da Covilhã, e especificou que nos Lares do Tortosendo e na Santa Casa da Misericórdia da Covilhã falta administrar uma dose.

Manuel Geraldes recorda que estes atrasos na vacinação se devem ao facto de nestes locais terem existido surtos ativos de Covid-19.

O diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira avança ainda que no Fundão 70% das ERPIs, (Estruturas Residenciais Para Idosos) já têm a vacinação completa e no concelho de Belmonte 50%.

Em paralelo com a vacinação contra a Covid-19 nos lares, o Aces prossegue com a vacinação a outros grupos que integram esta primeira fase, nomeadamente a GNR e PSP e Bombeiros.

O primeiro grupo a ser vacinado foram os Bombeiros, e alguns dos elementos da GNR da Covilhã e de Belmonte também já levaram a primeira dose da vacina, avança o responsável, vincando que “na próxima semana vão começar a vacinação da PSP”.

Esta vacinação decorre nas instalações próprias de cada entidade ou nos Centros de Saúde, uma vez que o Centro de Vacinação, que ontem começou a funcionar na Covilhã, está em exclusivo para a vacinação das pessoas com mais de 80 anos.