IGAS inicia inspeções à vacinação na ULS Guarda e ULS Castelo Branco na segunda-feira

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) inicia na segunda-feira ações inspetivas a alegadas irregularidades na vacinação contra a covid-19 em hospitais e centros de saúde do Centro, disse ontem à agência Lusa uma fonte ligada ao processo.

A fonte oficial adiantou que os inspetores da IGAS “vão começar o seu trabalho”, nas unidades locais de saúde (ULS) da Guarda e de Castelo Branco, bem como em unidades dos agrupamentos de centros de saúde (ACES) do Pinhal Litoral e do Baixo Vouga.

Nesta fase, a intervenção da IGAS abrange “várias situações” nas unidades locais de saúde (ULS) da Guarda e de Castelo Branco, “duas situações” suspeitas no Pinhal Litoral e “três casos” no Baixo Vouga.

Na quinta-feira, o Ministério Público (MP) anunciou que delegou na Polícia Judiciária a investigação de irregularidades com o plano nacional de vacinação contra a covid-19, na sequência da instauração de diversos inquéritos.

“A procuradora-geral da República, após articulação com o diretor nacional da Polícia Judiciária, recomendou a ponderação de delegação de competências para investigação dos inquéritos com o referido objeto, concentradamente na Polícia Judiciária, por forma a potenciar um tratamento uniformizado e maior agilização na articulação com as inspeções setoriais”, informou o MP numa nota enviada à agência Lusa.

A IGAS abrange as cinco administrações regionais de saúde (ARS), entidades hospitalares do setor público empresarial do Estado, entidades hospitalares do setor público administrativo, hospitais privados, hospitais do setor social, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).