“Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham”: Reciclar garrafas ajuda a Instinto

Graças ao projeto “Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o planeta” em 11 meses, foram a nível nacional, recicladas 12 milhões de embalagens de bebidas em plástico, que foram entregues nas 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental.

O projeto piloto entra agora numa nova fase, anunciam os promotores. Até 15 de setembro, deixa de haver a opção de receber dinheiro pela entrega, uma vez que a as verbas serão “exclusivas para donativos às instituições de apoio social selecionadas”.

Na Covilhã, todas os donativos referentes às entregas na máquina que existe no Continente irão reverter para a Instinto – Associação Protetora de Animais da Covilhã, para o “desenvolvimento de campanha de esterilização de gatas e gatos de rua com o objetivo de contribuir para o controlo da sobrepopulação de animais de rua e reduzir a possibilidade de contágio de doenças”, avança a nota de imprensa enviada à RCC.

Desde março de 2020, e com uma média de 39.000 embalagens devolvidas por dia, das quais 66% tinham capacidade acima dos 0,5 litros, foram recolhidas cerca de 350 toneladas de PET para reciclagem. Os prémios dados em talão para serem utilizados em compras atingiram os 500.000€, enquanto que o valor de donativos nas 23 máquinas foi de 10.000€.

“No momento em que estão atingidos os objetivos ambientais deste projeto piloto, a vertente social ganha um novo protagonismo com o projeto a entrar numa fase exclusiva para donativos às 23 instituições selecionadas, uma por cada máquina instalada de norte a sul do país. O projeto cumpre assim outra das suas dimensões: a responsabilidade social associada à consciência ambiental” vinca o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, que promove esta ação.

Este projeto é financiado a 100% pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, num montante de 1,655 milhões de euros, e gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).