ASTA lidera novo projeto europeu que junta o teatro ao ensino da história

“HI-STORY TELLING”, é nome do novo projeto de âmbito europeu da ASTA- teatro e outras artes, que junta o teatro com o ensino da história.

O “HI-STORY TELLING”, de acordo com a nota de imprensa, “propõe a utilização do teatro como instrumento motivador, capaz fomentar o interesse e a atenção dos jovens, que frequentam o ensino secundário, em matérias de História e Património Cultural”.

O projeto, que pretende também sensibilizar os jovens para a cidadania ativa e para os valores europeus, centra-se em “cinco principais atividades: produção de ferramentas e métodos para a aprendizagem não formal de História e Património Cultural; produção de um espetáculo (peça de teatro); produção de um documentário sobre o projeto; criação de plataformas de disseminação e interação (página web e redes sociais) e várias ações de formação”.

A ASTA frisa ainda que “todas as atividades e produtos serão criados com o objetivo de estabelecer ferramentas úteis para os professores e formadores, atores principais no processo de capacitação dos alunos”.

Liderado pela ASTA, o HI-STORY TELLING é financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e tem a duração de dois anos. Durante este período será testada esta nova metodologia de ensino não formal, em escolas de Portugal, Espanha e Itália.

O projeto tem como parceiros a Associazione Nuovi Linguaggi, de Loreto, Itália, e a Asociación Treinta y Cuatro Emotional Performance de Sevilha, Espanha.