Biblioteca da Covilhã desafia jovens: “Juntos vamos transformar o nosso mundo!”

“Be Connected” é o nome genérico do projeto que a Biblioteca Municipal da Covilhã está a desenvolver e que desafia os jovens a apresentarem vídeos com ideias inovadoras para alcançar os objetivos preconizados na “Agenda 2030”. “Juntos vamos transformar o nosso mundo!”, é o lema escolhido para o desafio.

Segundo é explicado em nota de imprensa, “este projeto inovador preconiza o envolvimento e a participação ativa dos jovens da Covilhã na concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável identificados na “Agenda 2030””.

Todos os meses a Biblioteca lançará um dos vídeos recebidos, na sua página de facebbok e no canal no Youtube, dando “voz aos jovens covilhanenses, fomentando o espírito crítico, convidando-os a criar conteúdos digitais com um testemunho em que proponham soluções”, frisa ainda o documento.

Recordar que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos na Agenda 2030 são: erradicar a pobreza; erradicar a fome; saúde de qualidade; educação de qualidade; igualdade de género; água potável e saneamento; energias renováveis e acessíveis; trabalho digno e crescimento económico; indústria, inovação e infraestruturas; reduzir as desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; produção e consumo sustentáveis; ação climática; proteger a vida marinha; proteger a vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias para a implementação dos objetivos.

A Biblioteca Municipal da Covilhã vai ainda criar, ao longo de 2021, em articulação com o Serviço Educativo Eu Sou +, um Clube de Leitura ODS dirigido a estes jovens, que terá como intuito a reflexão e o debate das questões prementes da Agenda 2030.