Controlo de fronteiras ajudou a intercetar 15 procurados pela justiça em Vilar Formoso

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) intercetou 15 pessoas procuradas pela justiça e impediu a entrada de 134 em território nacional, através da fronteira de Vilar Formoso, desde o dia 31 de janeiro, foi anunciado pelo Delegado Regional na Guarda, Acácio Pereira.

Segundo o responsável, as 15 medidas cautelares detetadas na fronteira de Vilar Formoso, no concelho de Almeida, “são distintas e nem todas são de igual natureza”, sustentou em declarações à agência Lusa.


O maior número diz respeito a pessoas que “são procuradas no âmbito de processos judiciais” e, dependendo da situação, nesses casos, “são detidas e são entregues às autoridades judiciais, ou são sujeitas às medidas que o Tribunal manda proceder que se faça”, explicou Acácio Pereira.

“Há outras situações, nomeadamente pedidos de vigilância, interdições de entrada, cidadãos não admitidos no espaço da União [Europeia] mas, maioritariamente, são pessoas procuradas no âmbito de um processo judicial”, acrescentou.

Vilar Formoso é um dos pontos de passagem autorizados na fronteira terrestre portuguesa, após a reposição das fronteiras devido à pandemia causada pela covid-19.