CHUCB cria programa de combate ao stress laboral e burnout

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira criou um programa de combate ao stress laboral e ao burnout, intitulado “CHUCB – A CUIDAR DOS SEUS”. O programa funciona em horário pós-laboral e está à disposição de todos os profissionais da Unidade Hospitalar.

De acordo com a nota de imprensa, a iniciativa surge pelo facto “da grande maioria dos profissionais de saúde apresentar sinais de cansaço físico e psicológico, bem como altos índices de stress e ansiedade, decorrentes de uma exposição contínua a níveis de exigência sem precedentes”.


Sob o lema “mente sã em corpo são”, a iniciativa, foi desenvolvida com o contributo do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental e do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do CHUCB e inclui técnicas de relaxamento, relaxamento schultz, sala de snoezelen e ainda sessões de bem-estar físico, yoga e pilates.

“Todas as sessões são conduzidas e orientadas por profissionais devidamente habilitados, provenientes dos serviços referenciados, e que desta forma disponibilizam o seu tempo e o seu conhecimento em prol dos demais colegas de trabalho, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para os ajudar a ultrapassar esta fase de maior dificuldade e a restabelecer o equilíbrio pretendido, através de técnicas e exercícios que promovem sentimentos e sensações de conforto, bem-estar e segurança”.

As sessões devem ser agendadas junto dos serviços promotores das mesmas e os horários disponíveis podem ser consultados AQUI e na intranet hospitalar.