Municípios do território da CIM-BSE recebem unidades móveis de saúde

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai entregar, no dia 3 de março, 15 unidades móveis de saúde (UMS) aos 15 municípios do seu território, entres eles a Covilhã, Belmonte e Fundão.

Com a atribuição das viaturas, a CIM-BSE, presidida por Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, pretende “implementar e reforçar o acompanhamento de proximidade, permitindo o acesso a serviços de saúde e de apoio social com qualidade a utentes com acesso mais limitado” e contribuir “para minimizar as diferentes fragilidades e assimetrias existentes”.


A CIM-BSE afirma em comunicado que a iniciativa pretende também “contribuir para o reforço da rede de infraestruturas de saúde, nomeadamente na prestação de cuidados de saúde domiciliários primários, cuidados paliativos e doença mental”.

“Numa ótica de prevenção, as UMS poderão ainda ser utilizadas em ações educativas nas áreas da toxicodependência, comportamentos de risco, saúde alimentar, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras, de acordo com as necessidades identificadas”, frisa.

A utilização das UMS ficará a cargo dos municípios e dos respetivos centros de saúde, mediante a assinatura de dois protocolos entre a CIM-BSE, a Administração Regional de Saúde do Centro e as 15 câmaras municipais.

A aquisição das 15 unidades foi feita no âmbito de uma candidatura financiada pelo Programa Operacional Centro 2020, designada “Unidades móveis de saúde para o território CIM-BSE”, com um investimento total 612.079 euros e uma comparticipação em 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

A CIM-BSE irá entregar as chaves das viaturas aos presidentes dos municípios, de forma simbólica, no decorrer de uma cerimónia a realizar no dia 03 de março, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda.

A sessão irá contar com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, e do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo (enquanto coordenador regional de combate ao coronavírus na zona Centro).