USCB exige descontos imediatos nos passes sociais

A União dos Sindicatos de Castelo Branco, USCB, vai “solicitar reunião ao presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, CIM-BSE”, e “contactar o presidente da Câmara da Covilhã para que assuma uma posição firme junto da CIM”. Em cima da mesa para discussão estará o dossier sobre o Part- Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes.

Em nota de imprensa a USCB dá conta desta decisão, após ter recebido do Governo esclarecimentos sobre o facto de ainda não estarem a ser feitos os descontos no preço dos passes sociais na área da CIM-BSE.

Segundo os sindicalistas, o Secretário de Estado da Mobilidade, em resposta às questões enviadas pela União, esclareceu que o Despacho sobre esta matéria foi publicado a 17 de fevereiro, e “só agora a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela passa a dispor de um dos instrumentos previstos na LOE 2021 que lhe permitirá, durante o ano de 2021, financiar os serviços de transporte público essenciais e promover as políticas tarifárias que considera mais adequadas para os seu territórios”, cita a nota de imprensa.

Para a USCB a “CIM-BSE deve aprovar com urgência, e com efeitos retractivos, os descontos no preço dos passes sociais nos transportes públicos, pelo que não será tolerável que, mais um ano, optem por tirar aos utentes para dar às empresas transportadoras, o que seria continuar a tirar aos pobres para dar aos ricos”, vincando que “não vamos permitir mais distorções e ou atropelos ao princípio fundador do PART, já que os apoios financeiros do Estado para a redução tarifária se destinam a apoiar os utentes”.

Razões que levam a direção da União dos Sindicatos a solicitar as reuniões, frisa o documento enviado à nossa redação.

Os sindicalistas “apelam às populações e utentes dos transportes públicos para que se mantenham atentos, vigilantes e disponíveis para lutar, se tal for necessário”, concluiu o documento.