CCRB pede esclarecimento ao Governo sobre fecho “inesperado” de candidaturas a apoio

A Câmara de Comércio da Região das Beiras, CCRB, considera “inquietante e preocupante” o encerramento “inesperado” das candidaturas aos programas APOIAR.PT e APOIAR.RESTAURAÇÃO, revela em nota de imprensa.

A instituição anuncia que já solicitou uma reunião de urgência à Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, para entender o porquê destas candidaturas terem encerrado a partir das 24:00 do dia 5 de fevereiro de 2021.

Segundo é explicado no documento estas medidas previam 1,2 mil milhões de euros para empresas dos setores mais afetados pela crise, como é o caso do comércio, restauração, cultura, alojamento e atividades turísticas e tinham sido defendidas por Isabel Ferreira durante o Fórum empresarial organizado pela Câmara de Comércio da Região das Beiras há uma semana.

“Esta situação apanhou de surpresa empresas e os respetivos contabilistas que estavam a ajudar na submissão dos pedidos. O encerramento foi feito de forma inesperada e sem que nada o fizesse prever”, frisa Ana Correia, Presidente da Câmara de Comércio da Região das Beiras, citada na nota de imprensa.

A responsável vinca que “Isto é mais um balde de água fria no tecido económico já por si fragilizado e agora ainda ficou pior, pois os recursos já não existem. Como é que esperam e pedem às empresas que aguentem os trabalhadores? Como é que se pagam as rendas, a luz, os seguros, os impostos (sim porque as moratórias não são perdões fiscais), questiona.

Segundo a Câmara de Comércio, “há uma manifesta desproporcionalidade entre os apoios das micro e pequenas empresas e das restantes de maior dimensão”, pelo que solicita uma audiência de urgência para esclarecimento sobre este assunto, “tão inquietante e preocupante.”