UBI integra projeto europeu de educação empreendedora

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das instituições envolvidas no projeto europeu ENTRANCE – Enhancing the Entrepreneurial Mindset of Non-Business Academics in Europe.

Segundo a instituição trata-se de um projeto “centrado no desenvolvimento de competências empreendedoras e na melhoria do ensino do empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES), visando o desenvolvimento de um programa de treino inovador, direcionado para alunos e académicos de áreas de formação das ciências, tecnologias e engenharias”.

“O projeto justifica-se num momento em que a economia baseada no conhecimento exige cada vez mais profissionais com habilidades empreendedoras e transversais, nomeadamente: pensamento criativo, deteção de oportunidades, trabalho em equipa, capacidade de iniciativa e planeamento e assunção de riscos. Características fortemente associadas a comportamentos empreendedores, que podem estimular o desenvolvimento pessoal e despertar a consciência por parte de estudantes das áreas da Saúde, Engenharias, Ciências, Tecnologias, entre outros”.

A equipa da UBI responsável pelo projeto é constituída pelos docentes e investigadores do Departamento de Gestão e Economia Arminda do Paço (coordenadora), Mário Raposo, Helena Alves e Edgar Nave; do Departamento de Engenharia Eletromecânica, António Espírito Santo; e do Departamento de Química, Cristina Dias Cabral.

O projeto terá a duração de 24 meses e, além da UBI, integra parceiros como a GrantXpert Consulting (Chipre), o IED – Institute of Entrepreneurship Development (Grécia), a Kaunas University of Technology (Lituânia) e a IDEA – Innovation Center (Chipre).

O ENTRANCE tem um total de 298.579 mil euros, atribuídos pela Comissão Europeia através do programa Erasmus + (KA203 – Strategic Partnerships for higher education).