CHUCB: Consulta de Pós-Pneumonia COVID-19 já referenciou 50 doentes

Foram referenciados até ao momento, 50 doentes, para a “Consulta de Pneumologia Pós-Pneumonia COVID-19”, que está em funcionamento há cerca de 2 meses, sob a chancela do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.

A diretora do Serviço de Pneumologia do CHUCB, Salete Valente, faz um balanço positivo da consulta “dado que, através dela, já foram detetados casos de pneumonia organizativa pós infeção, com necessidade de reiniciar corticoterapia oral e gestão de oxigenoterapia, nos doentes que ainda mantém necessidade deste tratamento”.


Esta consulta realizada pela médica, Maria de Jesus Valente, e pelo médico, Daniel Pimenta Rocha, “em dois períodos semanais, tem como critérios de referenciação, o cumprimento de um ou mais fatores, tais como ter sido tratado em cuidados intensivos, ter estado sob dependência prolongada de oxigénio durante o internamento ou ainda ter alta com prescrição de oxigenoterapia ou corticoterapia”, esclarece o CHUCB em nota de imprensa.

A criação desta consulta visa acompanhar a evolução clínica destes doentes e a sua retoma da vida normal, bem como identificar e abordar precocemente as possíveis complicações da pneumonia por SARS-CoV2.

Os doentes são observados na “Consulta de Pneumologia Pós-Pneumonia COVID-19”, após a alta hospitalar, num prazo de 4 a 12 semanas, consoante a gravidade da doença manifestada durante o período de internamento.

“Além dos vários exames e consultas subsequentes, o acompanhamento especializado de doentes, com sequelas de covid-19 tem ainda o apoio terapêutico de uma equipa multidisciplinar, na área da reabilitação cardiorrespiratória”, assegura o CHUCB.