Covid-19: Cova da Beira vacinou mais de 18 mil. Auto agendar vacina está em análise

Nos concelhos da Covilhã, Belmonte e Fundão foram administradas 18.127 doses da vacina contra a Covid-19 até ao dia 26 de março, confirmou Manuel Geraldes, diretor executivo do ACES Cova da Beira, à RCC.

Segundo o responsável, até sexta-feira, 12.417 pessoas ficaram com as duas doses da vacina e 5.710 com uma dose.


Já durante o fim-de-semana foram vacinados 472 profissionais de ensino nos três concelhos. Em Belmonte foram vacinados 43 docentes e não docentes, na Covilhã 278 e no Fundão 151. Referir que foram convocados para vacinação 530 indivíduos e 58 acabaram por não comparecer.

Manuel Geraldes avança que na área do Aces Cova da Beira o plano de vacinação está a “correr muito bem”. No dia 5 de abril, em Belmonte, inicia-se já a segunda fase de vacinação, contando ter até meio de abril “a primeira fase concluída na Cova da Beira”.

A nível nacional a vacinação em massa contra a covid-19 prevê que as próprias pessoas a vacinar possam auto agendar a toma da vacina com a sua inscrição numa plataforma digital, adiantou a `task force´ que coordena o processo.

“Para além do processo de agendamento por mensagem SMS, chamadas telefónicas e cartas atualmente em uso, está previsto implementar-se um procedimento de auto agendamento, através de uma plataforma digital, onde as pessoas podem marcar diretamente a sua vacinação”, referiu a mesma fonte à agência Lusa.

Segundo a estrutura liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, os 150 Centros de Vacinação Covid-19 (CVC), que deverão estar em funcionamento no segundo trimestre, estão a ser projetados para “um mais fácil acesso das pessoas”, com a sua localização a ser definida em articulação entre as administrações regionais de saúde, os agrupamentos de centros de saúde e as autarquias.

Sobre as metas a atingir com os CVC, alguns dos quais já em funcionamento, a `task force´ reitera que está dependente do número de vacinas que Portugal receber, tendo sido definido o objetivo de vacinar cerca de 100 mil pessoas por dia.

Se neste primeiro trimestre Portugal recebeu menos de dois milhões de vacinas, a previsão para o segundo trimestre é de nove milhões de vacinas, das quais 1,8 milhões em abril e as restantes nos dois meses seguintes.

Além das vacinas da Pfizer, da Moderna e da AstraZeneca que já estão a ser administradas, Portugal deve receber na segunda metade de abril as primeiras vacinas da Janssen de toma única de um lote de cerca de 1,25 milhões que está previsto chegar ao longo do segundo trimestre.