“Floresta Segura” Covilhã: 267 situações de incumprimento

No âmbito da campanha “Floresta Segura”, que a GNR está a desenvolver até final do mês, foram detetados no concelho da Covilhã 267 casos que “requerem a intervenção dos proprietários”, segundo informa a própria Guarda.

No concelho da Covilhã a segunda fase da operação decorreu entre 27 de fevereiro e 2 de março, e nela a GNR procedeu “à georreferenciação de situações críticas de incumprimento dos critérios de gestão de combustível” e notificação dos proprietários.


No dia 27 de fevereiro os trabalhos decorreram nas freguesias de Boidobra; Ferro; União Freguesias de Cantar-Galo e Vila do Carvalho e na União de Freguesias de Covilhã e Canhoso. Foram detetadas 68 sinalizações.

No dia 28 de fevereiro nas freguesias de Orjais; Peraboa; Verdelhos; União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo e na União de Freguesias de Vale Formoso e Aldeia do Souto e foram detetadas 62 sinalizações.

No dia 01 de março foi a vez das freguesias de Cortes do Meio; Dominguizo; Tortosendo; Unhais da Serra; União de Freguesias de Barco e Coutada e União de Freguesias de Peso e Vales do Rio, onde os militares detetaram 59 situações de incumprimento.

No dia 02 de março nas freguesias de Aldeia de São Francisco de Assis; Erada; Paul; São Jorge da Beira; Sobral de São Miguel e União de Freguesias de Casegas e Ourondo foram detetados 78 casos.

Nesta fase os militares alertam os proprietários para o incumprimento. Irá decorrer previsivelmente até 31 de março e pretende sensibilizar a população em geral, sobretudo as autarquias, agricultores, caçadores, produtores florestais e a comunidade escolar, para o cumprimento das faixas de gestão de combustível em terrenos confinantes com edificações e junto à rede viária e também sobre o uso do fogo.