Unidades Móveis de Saúde oferecidas pela CIM já estão na posse das autarquias

A cerimónia de entrega das chaves das Unidades Móveis de Saúde aos presidentes dos Municípios que integram a CIM-BSE decorreu, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, esta quarta-feira e contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do secretário de estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales e do secretário de estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo na qualidade de coordenador de combate ao novo coronavírus na zona Centro.

As viaturas elétricas estão equipadas com nebulizador ultrassónico portátil, aspirador de secreções, monitor ambulatório de pressão arterial e oxímetro, aparelho de eletroestimulação portátil, andarilho, pedaleira e mala térmica.


O presidente da CIM-BSE, Luís Tadeu afirmou na sua intervenção que desde o início a Comunidade Intermunicipal assumiu esta candidatura como “relevantíssima”, atendendo ao envelhecimento da população no território.

“Pretendemos com estas viaturas que hoje entregamos, reforçar o empenhamento e acompanhamento de proximidade das nossas populações, permitindo desta forma reforçar os serviços de saúde e de apoio social com qualidade e com acesso muitas vezes limitado”, disse.

O encerramento da cerimónia teve a intervenção da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que considerou este projeto “um exemplo de coesão”, pela decisão que tomaram, “em conjunto”, vincando que “coesão também é utilizar os fundos comunitários ao serviço destes projetos”.

Para a governante esta ação é o exemplo de que um projeto de pouco mais de 600 mil euros pode fazer a diferença no território.

A aquisição das 15 Unidades móveis de saúde representa um investimento de 612 mil euros e tem uma comparticipação de 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Ontem foi ainda rubricado o protocolo de colaboração para a implementação das Unidades Móveis de Saúde, e um protocolo operacional de utilização destas unidades, entre a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a Administração Regional de Saúde do Centro, a Unidade local de Saúde da Guarda e cada um dos Municípios que integram esta CIM.

A utilização das unidades ficará a cargo dos municípios e dos respetivos centros de saúde.