Rádio Covilhã assinala Dia Mundial da Obesidade em parceria com o CHUCB

Para assinalar o Dia Mundial da Obesidade, que hoje se comemora, a Rádio Clube da Covilhã esteve à conversa com elementos da Consulta Aberta de Hipertensão e do Serviço de Nutrição e Atividade Física, do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB).

O responsável pela Consulta Aberta de Hipertensão e cardiologista do CHUCB, Manuel Carvalho Rodrigues, frisou que “com esta pandemia de alguma maneira esquecemo-nos que há outras doenças que matam muito mais” e que letalidade do covid-19 é muito inferior à letalidade “das doenças, chamadas, crónicas não transmissíveis, em que a hipertensão arterial tem a maioria do contributo”.


A enfermeira e especialista em Enfermagem Comunitária, Cláudia Mingote, alertou para o facto de a “obesidade ser um problema de saúde pública” que aumenta “os custos com a saúde, e diminui bastante a qualidade de vida das pessoas”.

A nutricionista/dietista, Margarida Proença, é da mesma opinião e referiu que a “grande parte dos obesos não toma pequeno-almoço porque, normalmente, comem mais ao final do dia e devem comer mais de manhã, uma vez que, os lacticínios e cereais integrais vão diminuir o apetite ao longo do dia”.

Em Portugal a obesidade afeta 1,5 milhões, 16,9% da população. Ainda assim, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), aponta para 28,7% dos portugueses, colocando Portugal como o terceiro país europeu com maior prevalência da doença, atrás da Hungria e da Turquia, o que leva a Federação Mundial da Obesidade a prever que, em 2025, deverão existir 2,4 milhões de obesos no país.

Recorde-se que o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira tem desde o dia 1 de junho do ano passado, uma Consulta Aberta de Hipertensão, destinada a doentes com Hipertensão Arterial não controlada.

As consultas funcionam de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17h, na área da Consulta Externa do Hospital Pêro da Covilhã, sendo o acesso feito por inscrição no Balcão de Atendimento. A consulta é assegurada por uma equipa de médicos e enfermeiros, conhecedores dos protocolos, que uma consulta deste âmbito exige.

Pode ouvir a entrevista aos profissionais do CHUCB AQUI.