Museu do Design e da Moda (MUDE): uma forma alternativa de expor arte

A Unidade Curricular de Projeto IV do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI) apresenta o ciclo de aulas abertas “Pensar e fazer Museus”.

No passado dia 16 de março às 14h deu-se a primeira aula deste ciclo. Contou com a participação de vários alunos, professores e Bárbara Coutinho, diretora e programadora do MUDE, que explicou a sua fundação e a importância do museu a nível histórico, cultural e artístico.


MUDE é um museu localizado em Lisboa, perto da Praça do Comércio na Rua Augusta, onde era o antigo Banco Nacional Ultramarino (BNU), e alberga o que é considerado uma das mais importantes coleções de design e moda a nível internacional. Nas suas exposições, optou-se por uma forma “open space” que permite aos seus visitantes tocar e interagir com a arte, deixado as peças falarem por si. Foi descrito como um lugar de inclusão e participação, onde não só se consome arte, mas também se a utiliza para desenvolver conhecimentos e ideias que incentivam à troca de diálogos e à transformação do mundo natural e das suas realidades envolventes. “O lado da presença e do contato é fundamental para a Cultura” sublinha Bárbara Coutinho.

Outro ponto discutido na sessão foi a reutilização adaptativa do antigo BNU, não se restaurando nem demolindo o edifício, mas sim optando-se pela preservação das vivências do imóvel através do uso. Uma forma de “olhar para o património e de lhe dar outro uso” explica Bárbara Coutinho. O próprio edifício pela sua história, design e arquitetura permaneceu inalterado, tornando-se ele mesmo um “objeto da exposição”.

De momento, o MUDE encontra-se encerrado, não só devido à pandemia, mas também devido a um processo de obras que só terá fim em março de 2023.

O ciclo “Pensar e fazer Museus” terá ainda mais duas sessões de aulas abertas nos dias 30 de março e seis de abril. Todas as sessões têm início às 14h com a ligação Zoom disponível na página criada no site da UBI para este conjunto de palestras.

-Tomás Quaresma