“Power Dressing: 2020 Edition” volta a dar ênfase à mulher

A segunda edição do evento artístico sublinha a igualdade de género e a emancipação feminina iniciada nos anos 80.

O projeto “Power Dressing: 2020 Edition”,concretizado por Tiago Matos e Joana Madaleno, no âmbito do Atelier de Confeção do mestrado de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI), trouxe de volta o movimento dos anos 80 que tinha como principal objetivo a emancipação feminina.


O movimento iniciou-se por mulheres que pretendiam transmitir poder, segurança, atitude e marcar presença através da roupa num mundo com pouca visibilidade. A segunda edição veio vincar a mesma igualdade de género e emancipação feminina, valores fulcrais ainda nos dias de hoje.

O “Blazer clássico” foi a peça desconstruída e alterada. Os dois colegas decidiram optar por pormenorizar as ombreiras, de forma a introduzir o poder no vestuário. “A partir do modelo base, alterámos tudo. Começámos pelos ombros, que tornariam a peça com mais poder e presença”, afirma Joana Madaleno.

O gosto pelo trabalho de Bruno Arrais levou à escolha do modelo para a sessão fotográfica, elaborada no Nata Covilhã, e contribuiu para o sucesso do lançamento. Exaltou, inclusive, o gosto a ambos os géneros.

A influência de marcas como Balenciaga, Fenty e Alexander McQueen ajudou na inspiração do conceito, acrescentando-se caraterísticas feministas, como a elegância e a seriedade. “A partir destas inspirações foi mais fácil seguir em frente”, acrescenta Tiago Matos.

-Alexandra Caldeira
-Mariana Galo