Problemas na privacidade digital são tema de palestra académica

Conferência teve como orador o professor José Legatheaux Martins, que explorou temas como o perigo que a privacidade digital enfrenta na atualidade.

Nesta última sexta-feira (26) foi realizada, via videoconferência, a palestra “Será que a Internet significa o fim da privacidade tal como a conhecíamos?”. Organizada pela Academia Júnior de Ciências, contou com a presença de José Legatheaux Martins, atual presidente de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e da secção portuguesa da Internet Society.


O professor, que liderou o grupo que ligou Portugal à Internet nos anos 90, alertou para o perigo que os direitos digitais estão a sofrer neste momento, defendendo que “um dos primeiros passos para que, de facto, esta situação [privacidade] mude é nós tomarmos consciência das realidades por trás das vantagens da revolução digital”. Legatheaux Martins salientou também que “é muito importante que as organizações políticas da juventude comecem a fazer ouvir a voz dentro da política”, de forma a proceder à consciencialização geral da existência dos direitos digitais.

Ao longo da palestra, foi referido o facto de o direito à privacidade ser reconhecido nas declarações dos direitos humanos da ONU e como a Internet tem posto esse mesmo direito em xeque, apesar de existir, de forma gradual, um aumento na consciencialização da população quanto aos perigos que o uso emergente de plataformas online pode ter sobre o controlo de privacidade. O orador abordou também os mecanismos utilizados por estas plataformas digitais, que além de mensurar aspetos tecnológicos ligados à Internet, desenvolvem uma desigualdade económico-social.

-João Pedro Antunes
-Kayalu da Silva