Prova de agregação em sociologia em destaque na UBI

As provas para obtenção do título académico de Agregado em Sociologia, requerida pela da Doutora e candidata Maria João Leitão Simões Areia Pereira, foram realizadas nesta última quarta e quinta-feira (17 e 18), na sala dos Atos da Reitoria da Universidade da Beira Interior.

As avaliações, que decorreram ambas às 10h, foram divididas em dois momentos. No primeiro, ocorrido durante o dia 17 de março, foi contemplado e discutido o currículo vitae da candidata pelo Doutor António Manuel Hipólito Firmino da Costa. Além disso, foi realizada a discussão do relatório para a Unidade Curricular “Sociologia da Ciência e da Tecnologia”.


Durante a prova, o professor catedrático aposentado do Instituto Universitário de Lisboa, Doutor António Firmino da Costa, enfatizou a importância da unidade curricular que a candidata apresentou durante a sua prova: “Estes temas, são temas da maior centralidade na sociedade contemporânea. E nós que tratamos de dar formação a sociologia para novas gerações, acho que devíamos dar importância mais forte relativamente a estas dimensões tecnológicas da sociedade contemporânea”, concluiu o investigador.

Já no dia 18 de março, ocorreu a apresentação e discussão do seminário com o tema “Tecnociência: os caminhos da mercantilização da ciência”, com a doutora Helena Cristina Ferreira Machado, atual professora catedrática da Universidade do Minho, como mediadora. A professora ainda enfatizou a lição apresentada pela Professora Maria João Simões: “Eu acho esta lição fundamental para os iniciantes nos estudos sociais, e mesmo os mais experientes beneficiam com a leitura do texto por sintetizar os grandes embates sociológicos da tecnologia.”Seguindo os decretos publicados pela reitoria, as provas incluíram a sua realização pública e foram transmitidas através do canal de YouTube da Universidade direcionado aos atos académicos.

-Kayalu da Silva