Professor da UBI escreve livro durante a pandemia

“Nunca digas adeus ao verão” é o nome do quinto livro de narrativas do docente da Universidade da Beira Interior (UBI), João de Mancelos.

A obra literária que foi escrita em “parte durante a pandemia” inclui “treze histórias marcadas ora pela solidão, ora pelo encontro entre estranhos que nada julgavam partilhar até se cruzarem, por mero acaso”, refere o autor, em nota de imprensa.


João de Mancelos possui obra na área do ensaio, poesia e narrativa. Entre os seus livros, destacam-se “As fadas não usam batom (2004)”, “Introdução à escrita criativa (2009)”, “O pó da sombra (2014)”, e “Contos de amor, desejo e perda (2018)”.

Alguns dos seus contos foram adaptados ao teatro e, mais recentemente, ao cinema, no Brasil. A curta-metragem “O que sentes quando a chuva cai? (2020)”, baseada no conto homónimo do docente e realizada por Alexandre Dantas, “ficou em segundo lugar no Prémio Funarte/RespirArte (Secretaria da Cultura do Brasil)”.

João de Mancelos nasceu em Coimbra, em 1968. Já lecionou na Universidade Católica Portuguesa (Viseu) e na Universidade de Aveiro. Atualmente, é professor na UBI.