Serra da Estrela: Queimas para renovação de pastagens sem perigo

Apesar do alarme que os “clarões” que se avistam em vários locais da Serra da Estrela têm provocado, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro, CDOS, disse à Rádio Clube da Covilhã que estas ocorrências não oferecem qualquer perigo.

Segundo a fonte trata-se de queimas para renovação de pastagens. O CDOS explica que que os bombeiros estão no local embora não se registe qualquer situação de emergência.


Nos últimos dias também a Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela tem apoiado a realização de ações de fogo controlado na região.

Segundo a CIM-BSE os trabalhos têm sido coordenados pelo Instituto de Conservação da Natureza (ICNF) e pelos Gabinetes Técnicos Florestais dos Municípios intervenientes, avançando que esta atividade está prevista nos diversos Planos de Fogo Controlado dos Municípios que integram a CIM-BSE e que são aprovados na Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O uso desta técnica visa criar zonas tampão ou barreiras ao desenvolvimento de possíveis Incêndios Rurais, renovar as pastagens para os rebanhos existentes ou melhorar os habitats cinegéticos, sobretudo para a caça menor. São planeadas e executadas por técnicos habilitados para o efeito e permitem o treino operacional das entidades de proteção civil, nomeadamente as equipas de Sapadores Florestais e as equipas de bombeiros.

(Foto Gonçalo Poço)