10 toneladas de óleos alimentares usados recolhidas nos municípios da CIM-BSE

Em 2020 foram recolhidas mais de 10 toneladas de óleos alimentares usados (OAU) pela A ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, nos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), refere a agência.

A Agência vinca ainda que a espectativa é que em 2021 “se dupliquem estes valores”.


Carlos Santos, Diretor Geral da ENERAREA, citado em nota de imprensa, apela à responsabilidade ambiental e à colaboração de todos os cidadãos da região para que “este projeto continue a dar frutos, cresça e seja um bom exemplo de comportamento ambientalmente responsável, reduzindo-se, desta forma, a contaminação do meio ambiente, a par da valorização dos OAU através da produção de biocombustível”, refere.

O diretor acrescenta ainda que, ”esta é uma medida de preservação ambiental que retira um dos maiores contaminantes das linhas de água, pois 1 litro de óleo tem o poder de contaminar 1 milhão de litros de água”.

Recordar que a ENERAREA, em representação dos seus Municípios Associados e em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira, iniciou em 2010 o processo de recolha e valorização de óleos usados com a instalação de 130 oleões.

Em 2019 deu início à renovação da totalidade dos oleões instalados, celebrando um protocolo de prestação de serviços de recolha seletiva de OAU com a empresa PRIO Top Level, com o intuito de instalar cerca de 200 pontos de recolha no território composto pelos Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

No decorrer de 2019 e 2020 foram substituídos os anteriores oleões e adicionados outros, tendo já sido instalados 172 oleões novos, prevendo-se a instalação de um total de 200 até meados de 2021.